FURiOUS

De Wiki | Speedruns Brasil
Revisão de 03h21min de 28 de dezembro de 2016 por FURiOUS (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Matheus Furtado, melhor conhecido como FURiOUS, é um speedrunner de Garopaba/SC e atualmente recordista mundial em Super Mario World.

História

O Início

FURiOUS teve contato com speedrunning pela primeira vez em 2013-2014, ao assistir vídeos da famosa maratona internacional, a Games Done Quick. Procurou e encontrou a comunidade brasileira de speedrun, o interesse foi aumentando ainda mais ao fazer amizades e ver os amigos fazendo runs na Twitch.

Muito fã de Super Mario World, no final de 2014 começou a fazer speedruns da categoria mais curta, 11 Exit (antigamente nomeada como Any%). Usando emulador e com internet lixo pra fazer stream, mesmo assim não desistiu de tentar sempre pegar um tempo melhor a cada run que fazia. As primeiras runs tinham tempos péssimos (acima de 15min), parecia impossível mas tinha objetivo de chegar próximo ao tempo de Furlim, parceiro de speedruns de SMW.

Uma das coisas que ele acha interessante são os glitches nos jogos, pois isso pode ajudar a diminuir muito o tempo de uma speedrun, em alguns casos até engraçado. Não é atoa que sempre tenta executar glitches em todos games que pretende jogar.

Glitches

FURiOUS decidiu fazer speedruns de outras categorias como Low% (categoria exige bastante habilidade, deve-se finalizar o game sem usar powerups nem o Yoshi), No Starworld (categoria onde tudo é liberado menos usar o atalho da Starworld).

Além disso, outros ele tentou outros games como Super Mario Bros. 3, na categoria que achou mais fascinante, o Any% Wrong Warp, consiste em zerar o game executando código arbitrário na fase 7-1 pulando direto pros créditos.

Também fez speedruns de The Legend of Zelda: A Link to the Past, onde um glitch no Any% deixa o Link Out-of-Bounds, atravessando todas paredes, passa pelo Gannon e vai direto pros créditos.

Mas tudo mudou em 2016 ao tentar speedruns de Credits Warp (conhecida como 0 Exit) no SMW. Inicialmente a rota exigia RNG bom no final para que desse certo, mas posteriormente foi decoberto uma forma mais curta e sem depender de RNG. Dessa forma FURiOUS começou a praticar sem parar e otimizar a rota que era lenta e mais complicada do que as que estavam no topo das leaderboards.

Então em Agosto aconteceu o inevitável, o primeiro recorde mundial de um brasileiro em Super Mario World, na categoria mais rápida (afinal, é pra chegar nos créditos o mais rápido possível, certo?), com um tempo de [1:15.23](https://www.youtube.com/watch?v=p0uCqiTWa6Y)!

Atualmente está tentando melhorar o tempo em Super Mario World 2: Yoshi's Island, mesma categoria de Credits Warp.

Midia

Após conseguir o recorde mundial, FURiOUS foi entrevistado pela Jovem Nerd News. Contou detalhes da sua speedrun e com isso obteve muito reconhecimento nacional nas redes sociais.

Games

Além de Super Mario World, FURiOUS atualmente faz/fez speedruns de:

  • Super Mario World 2: Yoshi's Island
  • Super Mario Bros. 3
  • Gran Turismo 2
  • Top Gear
  • Battletoads in Battlemaniacs
  • The Legend of Zelda: A Link to the Past

Curiosidades

  • Não curte speedruns longas.
  • Gosta muito de glitches/crashes/bugs/skips nos jogos.
  • Ainda testa algumas coisas usando emulador apesar de preferir jogar em console.
  • Não suporta a frase "quero ver jogar na raça™"
  • Já completou 96 Exits no SMW, só que em 1 dia e meio.
  • É desenvolvedor. Inclusive criador do site da Speedruns Brasil.

Links