Glossário

De Wiki | Speedruns Brasil
Ir para: navegação, pesquisa
I.png
Aqui você pode conferir o significado dos termos utilizados
neste site e na comunidade de speedruns internacional.

Relacionado a Speedrun

Categoria

define os requisitos e proibições para um jogo. Um jogo geralmente possui várias categorias diferenciadas por um ou mais fatores como completude, opção de dificuldade, personagem, utilização ou não de glitches, entre outros.

    • any%: envolve apenas zerar o jogo, com mais nenhum requisito, a não ser que ele seja explicitado.
    • 100%: envolve coletar ou completar tudo ou uma grande parte do que pode ser coletado ou completado. As regras individuais devem ser consultadas para detalhes.
    • low%: envolve zerar o jogo com o mínimo de itens coletados possíveis, evitando por exemplo equipamentos, upgrades opcionais.

Damage boost

Ação de receber dano propositalmente a fim de avançar por uma área mais rapidamente. Usado quando desviar dos perigos levaria mais tempo do que simplesmente encarar tudo de frente.

Frame

Tempo que o jogo leva para atualizar a tela do jogo e registrar input dos controles. A maioria dos jogos roda ou a 30 ou a 60 frames por segundo.

Glitch

Em algumas situações, é possível executar uma ação que não era pretendida pelos desenvolvedores para ser mais rápido. Explorando brechas técnicas do jogo, pode-se atravessar paredes, matar chefes mais rápido ou fazer skip de seções inteiras.

IGT

O IGT (in-game time), quando disponível e verificado como aceitável pela comunidade do jogo, indica o uso de um timer do próprio jogo para comparações entre runs.

IL

Em muitos jogos existe competição de quem completa uma determinada fase do jogo no menor tempo possível. Nos ILs ou invidual levels, um trecho de jogo é executado geralmente utilizando de estratégias mais arriscadas (afinal de contas, um reset não é tão traumático)

Lag

Lentidão na execução do jogo geralmente causada por congestionamento de elementos na tela. Em geral causa a desvantagem da perda de tempo, mas nem sempre pode ser evitado.

Mash

Você com certeza já fez isso, seja para passar texto ou jogar mini-games em Mario Party. Apertar um ou mais botões o mais rápido possível muitas vezes é uma etapa importante para avançar rapidamente no jogo. Geralmente usado em diálogos/menus ou glitches.

Memória muscular

Sabe quando você repete um mesmo movimento tantas vezes que em um certo momento você o consegue executar sem se concentrar? Isso se chama memória muscular. Praticando um mesmo truque dezenas/centenas de vezes torna possível fazê-lo “no modo automático” do cérebro, o que é muito útil em trechos que são sempre a mesma coisa.

Out-of-bounds

Acessar uma área que os desenvolvedores não pretendiam tornar disponível, para atravessar uma área de forma mais rápida.

PB

Personal best ou recorde pessoal, melhor tempo de um jogador em uma categoria.

Record

Melhor tempo registrado.

RNG

A sigla significa random number generator, e simboliza os efeito aleatórios do jogo, baseados em sorte, como padrões de movimentação de inimigos, probabilidades de acerto de golpes, entre outros, que podem afetar o ritmo de progressão no jogo. Em alguns poucos casos específicos, é possível manipular o computador a gerar um número conhecido para ajudar o jogador a terminar um segmento rapidamente.

RTA

RTA ou Real Time Attack se refere ao ato de contar o tempo real, ou seja, com um cronômetro fora do jogo.

Run/tentativa

É, como o próprio nome diz, uma tentativa de speedrun em uma categoria de um jogo. Se o andamento da run estiver ruim, o jogador pode decidir resetar para começar outra.

Skip

Evitar um evento que causaria perda de tempo ao speedrun.

    • Ex.: a categoria 16-star de Super Mario 64 envolve o “skip” da porta do Bowser no subterrâneo, evitando ter que coletar mais 15 estrelas antes de abri-la.

Splits/segmentos

A maioria dos speedrunners utiliza divisões de runs para verificar como vai o andamento da run atual em relação ao seu recorde pessoal, em relação ao recorde mundial, entre outros.

    • Exemplo: o primeiro segmento de Super Mario World 11-exit vai desde o começo do jogo até o momento em que derrota o castelo do mundo 1. Ao terminar o mundo 1, se o split marcar “-10.0”, o runner já sabe que naquele ponto ele está 10s mais rápido que seu recorde pessoal.

Speedrun

É o ato de completar um objetivo dentro de um jogo o mais rapidamente possível (o que geralmente inclui zerar o jogo). É uma forma aprofundada de se jogar os jogos, e nele uma boa performance em geral exige grande dose de prática e persistência.

Strat

Estratégia. São maneiras de se completar uma ação, e variam em risco e recompensa. Por exemplo, para obter a estrela da jaula do Chomp em Super Mario 64 você pode usar a strat tradicional (afundando o tronco que segura o monstro) ou a strat que usa um glitch para atravessar a jaula com um bob-omb.

WR

World record ou recorde mundial, o melhor tempo já registrado mundialmente para uma categoria.

Relacionado a Streaming

Bitrate

Dita a taxa de transmissão em bits/segundo (bps). Quanto maior a bitrate, melhor a qualidade, só que mais "pesado" ficará o vídeo ou a livestream, exigindo maior velocidade para ser visualizado sem interrupções. Ex.: 800 kbps

Frame rate

Taxa de quadros por segundo em frames/segundo (fps). Ditam a quantidade de vezes por segundo que a imagem será atualizada por segundo. Maiores frame rates em geral implicam em uma maior suavidade dos movimentos do vídeo. As taxas de quadros mais utilizadas são 30fps e 60fps. Ex.: 60fps

Resolução

Largura e altura do vídeo em pixels. Atualmente, o recomendado é fazer transmissões ou upload de vídeos que possuam proporção largura e altura 16:9.
As resoluções padrão são:

  • 640 x 360
  • 720 × 480
  • 1280 × 720
  • 1920 × 1080

Stream key

Stream key ou chave de transmissão é um conjunto de caracteres que serve como "senha" para transmissão de vídeo em tempo real. Ela determina que, ao transmitir usando um programa de livestream, é para o canal X que vai a transmissão.

Ex.: Twitch e Open Broadcast Software (OBS) Acesse sua stream key no Twitch em Painel de Controle -> Configurações(Canal) -> Chave de Transmissão. Copie a string, tomando cuidado para não copiar nenhum espaço em branco no começo ou final.

Agora abra o OBS em Configurações -> Stream, selecione o serviço Twitch, o servidor desejado (os servidores brasileiros, apesar de terem menor latência, às vezes demonstram instabilidade), e a chave que você copiou do Twitch em Stream Key / Chave de Transmissão. Pronto!

Delay ou Input Lag

Termo usado em speedrun e fighting games, é o atraso da imagem do monitor ou TV em relação ao momento em que, por exemplo, um botão é pressionado, e é medido em milissegundos (ms). Quanto menor o delay, melhor. Fatores que afetam delay:

  • Monitor: monitores apresentam níveis diferentes de delay dependendo do modelo. Pesquise bem as especificações técnicas de um monitor antes de comprar. 2ms é considerado um valor bom.
  • TV: televisões de CRT apresentam níveis menores de atraso. Plasma, LCD e LED aumentam o delay consideravelmente.
  • Emuladores: emuladores, em geral, sempre adicionam alguns milissegundos de delay.
  • Controle sem fio: controles wireless sempre possuem um tempo maior de resposta devido ao meio utilizado para transmitir os dados.