Glossário

De Wiki | Speedruns Brasil
Ir para: navegação, pesquisa
I.png
Aqui você pode conferir o significado dos termos utilizados
neste site e na comunidade de speedruns internacional.

Relacionado a Speedrun[editar]

Categoria[editar]

define os requisitos e proibições para um jogo. Um jogo geralmente possui várias categorias diferenciadas por um ou mais fatores como completude, opção de dificuldade, personagem, utilização ou não de glitches, entre outros.

    • any%: envolve apenas zerar o jogo, com mais nenhum requisito, a não ser que ele seja explicitado.
    • 100%: envolve coletar ou completar tudo ou uma grande parte do que pode ser coletado ou completado. As regras individuais devem ser consultadas para detalhes.
    • low%: envolve zerar o jogo com o mínimo de itens coletados possíveis, evitando por exemplo equipamentos, upgrades opcionais.

Damage boost[editar]

Ação de receber dano propositalmente a fim de avançar por uma área mais rapidamente. Usado quando desviar dos perigos levaria mais tempo do que simplesmente encarar tudo de frente.

Frame[editar]

Tempo que o jogo leva para atualizar a tela do jogo e registrar input dos controles. A maioria dos jogos roda ou a 30 ou a 60 frames por segundo.

Glitch[editar]

Em algumas situações, é possível executar uma ação que não era pretendida pelos desenvolvedores para ser mais rápido. Explorando brechas técnicas do jogo, pode-se atravessar paredes, matar chefes mais rápido ou fazer skip de seções inteiras.

IGT[editar]

O IGT (in-game time), quando disponível e verificado como aceitável pela comunidade do jogo, indica o uso de um timer do próprio jogo para comparações entre runs.

IL[editar]

Em muitos jogos existe competição de quem completa uma determinada fase do jogo no menor tempo possível. Nos ILs ou invidual levels, um trecho de jogo é executado geralmente utilizando de estratégias mais arriscadas (afinal de contas, um reset não é tão traumático)

Lag[editar]

Lentidão na execução do jogo geralmente causada por congestionamento de elementos na tela. Em geral causa a desvantagem da perda de tempo, mas nem sempre pode ser evitado.

Mash[editar]

Você com certeza já fez isso, seja para passar texto ou jogar mini-games em Mario Party. Apertar um ou mais botões o mais rápido possível muitas vezes é uma etapa importante para avançar rapidamente no jogo. Geralmente usado em diálogos/menus ou glitches.

Memória muscular[editar]

Sabe quando você repete um mesmo movimento tantas vezes que em um certo momento você o consegue executar sem se concentrar? Isso se chama memória muscular. Praticando um mesmo truque dezenas/centenas de vezes torna possível fazê-lo “no modo automático” do cérebro, o que é muito útil em trechos que são sempre a mesma coisa.

Out-of-bounds[editar]

Acessar uma área que os desenvolvedores não pretendiam tornar disponível, para atravessar uma área de forma mais rápida.

PB[editar]

Personal best ou recorde pessoal, melhor tempo de um jogador em uma categoria.

Record[editar]

Melhor tempo registrado.

RNG[editar]

A sigla significa random number generator, e simboliza os efeito aleatórios do jogo, baseados em sorte, como padrões de movimentação de inimigos, probabilidades de acerto de golpes, entre outros, que podem afetar o ritmo de progressão no jogo. Em alguns poucos casos específicos, é possível manipular o computador a gerar um número conhecido para ajudar o jogador a terminar um segmento rapidamente.

RTA[editar]

RTA ou Real Time Attack se refere ao ato de contar o tempo real, ou seja, com um cronômetro fora do jogo.

Run/tentativa[editar]

É, como o próprio nome diz, uma tentativa de speedrun em uma categoria de um jogo. Se o andamento da run estiver ruim, o jogador pode decidir resetar para começar outra.

Skip[editar]

Evitar um evento que causaria perda de tempo ao speedrun.

    • Ex.: a categoria 16-star de Super Mario 64 envolve o “skip” da porta do Bowser no subterrâneo, evitando ter que coletar mais 15 estrelas antes de abri-la.

Splits/segmentos[editar]

A maioria dos speedrunners utiliza divisões de runs para verificar como vai o andamento da run atual em relação ao seu recorde pessoal, em relação ao recorde mundial, entre outros.

    • Exemplo: o primeiro segmento de Super Mario World 11-exit vai desde o começo do jogo até o momento em que derrota o castelo do mundo 1. Ao terminar o mundo 1, se o split marcar “-10.0”, o runner já sabe que naquele ponto ele está 10s mais rápido que seu recorde pessoal.

Speedrun[editar]

É o ato de completar um objetivo dentro de um jogo o mais rapidamente possível (o que geralmente inclui zerar o jogo). É uma forma aprofundada de se jogar os jogos, e nele uma boa performance em geral exige grande dose de prática e persistência.

Strat[editar]

Estratégia. São maneiras de se completar uma ação, e variam em risco e recompensa. Por exemplo, para obter a estrela da jaula do Chomp em Super Mario 64 você pode usar a strat tradicional (afundando o tronco que segura o monstro) ou a strat que usa um glitch para atravessar a jaula com um bob-omb.

WR[editar]

World record ou recorde mundial, o melhor tempo já registrado mundialmente para uma categoria.

Relacionado a Streaming[editar]